SEJA BEM-VINDO!!!!

Obrigado por visitar nosso blog!

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Professores, este é o espaço para socialização sobre nosso encontro e visita a Pinacoteca. Vamos compartilhar!!!

Projeto Hora da Leitura

Prezados Professores,

A visita ao museu da Pinacoteca do Estado de São Paulo, com o grupo do Projeto Hora da Leitura, teve como um dos objetivos o prazer puro da apreciação e imersão em um dos traços fortes da nossa cultura e da nossa linguagem.

A promoção em situações não só de enriquecimento cultural, mas também do fortalecimento do grupo de professores, e agora juntos poderemos neste espaço compartilhar o repertório de nossas experências culturais, bem como desenvolver o hábito e o gosto pela pesquisa e despertar o olhar mais aprofundado sobre o ensino com a utilização das representações e interpretações visuais.
Somos o resultado do que vivemos, fazemos, e quando isso acontece em um grupo com objetivos comuns, tudo fica mais enriquecedor.
A partir dessa reflexão, propomos:

· Análise pessoal sobre a visita, o que contribuiu para seu olhar quanto a linguagem não-verbal, as representações visuais, a experiência cultural.
· Qual a leitura que você fez das atividades, incluindo o entorno da Pinacoteca.
. Qual ou quais idéias que você criou ou resgatou para aplicação em sala de aula (aspectos didáticos e pedagógicos).
· Outros assuntos que o (a) professor (a) considerar pertinente ou sugestões para novos eventos culturais.

10 comentários:

Anônimo disse...

ADEMILDE,
O dia 09/08/07 foi um dia muito interessante, logo pela manhã participei da OT Hora da Leitura ministrada pelas ATPs Ademilde e Eliana, o conteudo abordado foi muito bem esclarecedor pois as ATPs foram bem objetivas.No período da Tarde fomos para a Pinacoteca em São Paulo de trem, pude observar as maravilhas da nossa cidade, coisa até então nunca tinha reparado como notei naquele dia, e ao chegar na estação da Luz também fiquei maravilhada com o que vi, pois pude voltar por alguns instantes no tempo, lembrando da nossa história e lembrei que ali foi o cenário de um filme brasileiro "Central do Brasil" com Fernanda Montenegro, o qual gostei muito. Quando chegamos na Pinacoteca notei que em todos os lugares que tinhamos percorrido ate a presente hora só me levou a lembranças do passado, dos casarões dos coronéis em fins da história do Brasil...Já dentro da Pinacoteca fomos recebidas pelo educador Thiago o qual nos explicou sobre as obras que ali se encontravam no 1º andar, havia uma obra de arte, uma escultura, que posso dizer que é uma torre de Babel, falando da arte comtemporânea em várias línguas, essa torre foi montada pelo artista Geraldo de Souza Dias. Na época que se montou essa torre diziam que era para ficar mais perto de DEUS(Biblia).Depois fomos para a sala de "Arte Pompier"a virada do século XIX, está sala é divida em cinco partes e há muita informação em um mesmo lugar, pois existem muitos quadros, um mais lindo que o outro,fique deslumbrada por duas obras "La Culta Trágica" que representa o poder da mulher, pois nessa época a mulher era como uma deusa que usava o homem e depois matava, a outra obra "A Saudade" que mostra a independência da mulher, o artista Almeida Junior coloca a mulher como culta e inteligente, também existiam outros quadros representados por mulheres como um ser exótico. Depois fomos para o modernismo com a obra São Paulo de Tarsila do Amaral onde foi nossa despedida da Pinacoteca. Meu dia foi muito proveitoso pois tive o prazer de trazer o encantamento dos lugares visitados e o material que o responsável da pinacoteca, Sr. Valdir nos deu.

Professora: Marcia Rita de Cassia Rodrigues

Carla Miyachi disse...

Neste dia fizemos uma visita monitorada na Pinacoteca, iniciamos conhecendo a estrutura do prédio, observando suas modificações após a reforma.
Houve um entendimento maior sobre a história da Pinacotece e depois fomos analisar uma arte contemporânea "A Torre de Babel", uma obra rústica e moderna ao mesmo tempo, onde tivemos contato com a altura e os materiais diversos como: livros, poemas, frases reflexivas e panfletos que constituíam a estrutura da torre.
Existem muitas salas na Pinacotece, porém nosso monitor focalizou as obras de José de Ferraz de Almeida Junior, um pintor caipira que realizou suas obras nos séculos XIX e XX, retratando as mulheres da época e sues modos.
Foi muito gratificante participar desta visita e o material adquirido já foi utilizado em sala de aula.
Profª Carla Cristina

Anônimo disse...

Eu considerei a visita à Pinacoteca uma aula de arte. Eu fui moradora de São Paulo mas ainda não tinha ido ao local e adorei rever o Parque da Luz, o qual emoldura a Pinacoteca. A visita começou pela arte do Séc.XIX e quando chegou ao período contemporâneo eu estava maravilhada pela beleza e pelo novo olhar que aprendi e que devo transmitir aos alunos. Fiquei surpresa com a permissão para as fotos e ainda tive a surpresa de receber na escola duas obras, as quais já estou planejando atividades para as próximas aulas. Foi um grande prazer participar deste evento e aguardo novas oportunidades, pois quem ganha é sempre o aluno. É impossível um professor sair de um lugar assim, sem pensar em atividades prazerosas e construtivas para seu alunos.
Célia Maria

Anônimo disse...

Bem o que posso dizer se não que fiquei fascinada com o que vi na Pinacoteca, a nossa monitora separou tres momentos da arte para estar nos expondo a começar pelo momento que ela chama de Arte Academica pois eram obras realizadas por alunos da Academia Brasileira de artes, depois passamos por Tarcila do Amaral retratando o modernismo e o progresso de São Paulo até chegarmos ao Comtemporaneo agora com uma super tela observando a degradação da terrra e dos rios, contudo pude perceber uma interação maior entre os acontecimentos historicos e as tendencias da arte o que sugere tambem a mesma relação em literatura, o que nos propicia a interação destes à interpretação visual, enfim sem ficar me esticando, aprendi, adorei e ainda recebi duas obras maravilhosas que ainda serão utilizadas por mim não só na Hora da Leitura como tb nas aulas de Lingua Portuguesa.
Obrigada pela oportunidade dada.
Professora: Josianne Cristina (CARLOS MOLTENI).

laira disse...

Eu concordo plenamente com os comentários anteriores , creio que nós educadores necessitamos por muitas vezes sair um pouco da rotina,eu não conhecia a Pinacoteca,adorei....Eu gosto muito de trabalhar com leitura de imagens (semiótica),pois é uma forma de ler muito interessante,é bem divergente,cada um tem sua forma de ler,baseados em sua cultura,seu meio social.Estou apreciando muito trabalhar com este projeto, pois como professores Língua Portuguesa acabamos mesmo sem perceber trabalhando pouco atividades que sejam realmente voltadas para leitura, ficamos muito presos por vezes a mera interpretação, hoje com certeza tenho maior visão e possibilidade de ampliar minhas atividades,e direcionar melhor minhas aulas para que meu aluno tenha um melhor aproveitamento e também maior criticidade sobre os temas abordados.Ao entrar na Pinacoteca parece que estamos em dois mundos,lá dentro uma realidade mais que interessante,novos conhecimentos,pessoas diferenciadas, pois creio que todos que procuram o conhecimento já se destacam, e lá fora apesar de um belo parque,existe uma outra realidade.Observa se pessoas de várias culturas, meios de vida até mesmo mendigos que parecem não combinar com o lugar,mas realmente SÃO PAULO é um lugar de contrastes, onde tudo se mistura : raças, credos , culturas, talvez este seja o segredo,E devemos raciocinar que conseguimos olhar até onde nossos pés pisam,por isso a aquisição de novos conhecimentos amplia nossa visão e nos levar adiante assim faremos a diferença Beijos e obrigada a todos pelo bom acolhimento...Professora LAIR( SÃO FERNANDO)

walmir disse...

O projeto leitura e muito maravilhoso, pois ler faz os nossos jovens desperta o gosto de ler, conhecer, entender o mundo em que ele vive.
Então, com a leitura podemos aguçar a mente dos nossos alunos,
Ensina a pensar e questionar os por quês das coisas, e assim podemos construir uma escola melhor, mostrando os adolescentes ver o mundo com novo olhar.
Quando vou a uma OT fico muito feliz. Por que estou me qualificando para somar os meus os conhecimentos e dos alunos.
Portanto, a ida a Pinacoteca fez a somar de tal profunda sabedoria com meus alunos. Por isso me deixou com uma alegria muito sartifatorios nos adolescente e o interesse deles foram magníficos.
O projeto leitura esta de parabéns.
O trabalho esta sendo feito não verbalmente, mas sim escrito e oralmente dando-lhe uma oportunidade para os alunos criar e reproduzir com as suas idéias. Por que a cultura é para todos.

aline disse...

A visita a Pinacoteca foi encantadora e importantíssima, tivemos na verdade uma aula de arte. Acredito que o contato com ela nos estimula a criatividade, nos faz viajar. Percebi que A arte ocupa, significativamente, lugar de destaque, pois por meio dela percebe-se toda uma representação do povo, pude ter certeza disso ao apreciar as obras ali presentes, todas cada uma com suas características.
Essa parceria, essa interdisciplinaridade, entre a arte e a área da Língua Portuguesa está sendo muito produtiva, acredito que a vivência das artes faz o aluno descobrir uma escola mais humana, prazerosa e sensível. Com a arte articulada ao Projeto Leitura, os alunos ´percebem que a sala de aula pode não ser monótona; que o conhecimento não é estagnado, mas reconstruído, que aprender pode estar ligado ao prazer de descobrir e descobrir-se.

Anônimo disse...

Galerias, museus...

O acesso a esses lugares são sempre privilegiados por mim...substituo uma compra no Mercado Modelo por uma visita à Igreja de São Francisco no Pelourinho...um pesseio no Ibirapuera por uma exposição no Masp...a arte encontra-se intrínseca em mim e esse amor que sinto por ela é perceptível para quem está ao meu lado, iclusive meus alunos. Foi maravilhoso ir à Pinacoteca, principalmente com a orientação de um guia. Havia visitado algumas vezes, no entanto meu olhar era de apreciação e de quem conhece um pouco sobre o perído clássico, renascentista, vanguardas européias...Trabalho há algum tempo com releituras em sala de aula, pois todas as maneiras de linguagem são pertinentes no processo de ensino-aprendizagem...o acréscimo adquirido foi incomensurárel. Gostaria de sugerir uma visita ao Masp...Museu da América Latina...com um belíssimo acervo, podendo mostrar novos olhares para a arte. Em um momento anterior tive a oportunidade de gerenciar uma visita com os alunos da U.E. na qual ministro aulas...foi marcante e proveitoso, tanto para mim quanto para eles.Para mim, pois sinto uma responsabilidade em levá-los a admirar a arte, para eles porque saíram com uma obra de arte produzida por eles, pois a visita incluía o ateliê.
Maria Varjão - E.E. Prof. David Jorge Curi.
Obrigada Oficina Pedagógica...Ademilde e Eliane.

Sandra Regina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Regina disse...

"Um banho de cultura", esta foi a frase que resumiu minhas impressões sobre a Pinacoteca.
Uma oportunidade ímpar para ver e aprender arte. O que na certa contribui para posteriores trabalhos em sala de aula com a apreciação de telas e outros tipos de linguagem não verbal.

E.E. Prof. Paulo Américo Paganucci